Aposentadorias novas terão desconto do auxilio emergencial

 Se você entrou recentemente com pedido de aposentadoria no inss, preste atenção nesta notícia.

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estavam em processo de aposentadoria e receberam o auxílio emergencial, terão o valor descontado do benefício, já que esses dois não são cumulativos.

Acontece que o governo federal promoveu uma antecipação do benefício para quem já estava em processo de aposentadoria. É como se fosse um adiantamento.

Isso porque o auxílio emergencial e a aposentadoria são benefícios não cumulativos.

O auxílio emergencial é uma ajuda financeira para trabalhadores , paga pelo governo, em virtude da pandemia da Covid-19. O benefício começou a ser pago em abril de 2020, inicialmente, com cinco parcelas de R$ 600. Em setembro de 2020, o benefício foi estendido até 31 de dezembro de 2020, mas com o valor de R$ 300.

Dessa maneira, ao receber o valor retroativo, conforme o tempo de espera, este terá o benefício emergencial descontado.

Desta forma, o auxílio emergencial funcionou como uma antecipação do pagamento, porém, todo o valor recebido antes da aposentadoria será descontado da conta do aposentado de uma única vez e de forma automática, realizada pelo sistema do INSS.

O problema é que ninguém explicou isso na época da concessão do auxilio emergencial.

Apesar disso, vale ressaltar que esse desconto abrange apenas os segurados que estavam em processo de pedido de aposentadoria. Portanto, não incluem aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS que já recebem os benefícios de forma definitiva, já que estes não têm direito ao auxilio emergencial.

Esta semana, os novos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado,Rodrigo Pacheco , anunciaram que vão discutir a continuidade do auxílio emergencial. Ambos se comprometeram a encontrar "alternativas" para o auxílio respeitando o teto de gastos, a regra constitucional que impede que as despesas cresçam em ritmo superior à inflação.Esperamos que os novos presidentes do Legislativo brasileiro estejam realmente imbuídos em ajudar os mais carentes... É esperar pra ver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REVISÃO DO FGTS NO SUPREMO JÁ VIROU NOVELA

PENSANDO NA PANDEMIA E SEUS EFEITOS

RENOVAÇÃO DOS CUMPRIMENTOS HABITUAIS