SERÁ QUE TEM SALÁRIO NOVO DO SERVIDOR ?

 

Você estranhou  a pergunta do título? Então vamos explicar. Ou melhor: tentar explicar...

Esse é um assunto político-administrativo, diz respeito a tudo que é permitido (ou não) à administração pública, seja ela federal, estadual ou municipal.

O administrador público, diferentemente do cidadão comum, só pode fazer o que a lei permite. Se não houver lei permitindo ou até determinando pra ele fazer, ele NÃO PODE FAZER.

Assim, como vimos recentemente a notícia de que a Câmara Municipal de Uberaba aprovou a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), fiquei me perguntando se havia algum sindicato presente para acompanhar as votações. Pois é da LDO que depende pretenso aumento salarial do funcionalismo público para o próximo ano. E todos sabem disso. Pois, aprovado o Plano Plurianual, anualmente aprova-se a LDO e a Lei Orçamentária do próximo ano e é nesse momento que se necessita da presença de algum representante dos trabalhadores pedindo aumento salarial ao administrador, para finalmente requerer tal aumento na data-base da categoria.

Todo esse esboço está delineado em nossa Carta Magna, nas Constituições Estaduais e na Lei Orgânica.

O curioso é que, nascido em Uberaba e de volta a essa cidade, após anos trabalhando e estudando fora, inclusive sobre a política, vejo repetidamente as discussões de sindicatos, conclamando filiados até para possíveis movimentos grevistas em períodos próximos à data-base da categoria, em busca de correções salariais, mas percebo que não buscaram tal benefício antes da data-base, como deve ser feito, para depois exigir tal correção salarial. Ou seja, não fizeram o "dever de casa".

Não vi nenhuma notícia de sindicalista presente no gabinete da prefeitura para pedir inclusão de aumento salarial na LDO e na Lei Orçamentária. Também não vi notícia de sindicalista presente nas votações dessas leis na Câmara Municipal. Mas creio que ainda dá tempo: 

Seja o sindicato dos servidores ou dos professores, será que alguém  se candidata?

Se servidores ou professores públicos querem aumento salarial no próximo ano, a hora de começar a busca é agora. Agora é hora de  pedir emenda de aumento salarial  na LDO, pedir inclusão na Lei Orçamentária e depois, exigir o aumento na data-base.

Vamos ver se alguém se habilita!!!

Boa sorte a todos!!! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REVISÃO DO FGTS NO SUPREMO JÁ VIROU NOVELA

PENSANDO NA PANDEMIA E SEUS EFEITOS

RENOVAÇÃO DOS CUMPRIMENTOS HABITUAIS